quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Pilares da República

Nesse ano, há alguns meses atrás, viajei de carona com um delegado da polícia federal prestes a aposentar.

Além de histórias fantásticas de operações de desmantelamento de quadrilhas e de mega apreensões de drogas (e de como uma delas ferrou a sua carreira, quando alvejou o filho de um deputado, piloto de um avião cheio de cocaína, nos confins do Pará ) me contou que ainda esse ano - imagine isso sendo contato da forma mais dramática e sorumbática possível - um escândalo sem precedentes abalaria os pilares da República. 

Contei isso para alguns amigos e agora brincamos de apostar o que seria essa bomba sempre que vemos germinar de um novo escândalo. 

De todos que saíram esse ano, por votação unânime, entre nós, esse é o que - até então, né - mais se enquadraria na declaração do delegado:

Hacker de 19 anos revela como fraudou eleições no Rio de Janeiro

Ao que parece, o sistema de contabilização de votos através das urnas eletrônicas não é seguro. Nesta segunda-feira, dia 10 de dezembro, um Hacker de 19 anos, identificado apenas como Rangel, contou como conseguiu fraudar resultados das últimas eleições, durante um seminário chamado “A urna eletrônica é confiável?”.
Segundo ele, é possível modificar o resultado das eleições interceptando os votos no momento em que eles são enviados das urnas para o sistema que contabiliza os votos. Tudo isso momentos antes das urnas serem fechadas, invadindo a rede do TRE, sob responsabilidade da Oi.
De acordo com Rangel, que está sob proteção da polícia, ele atuava em companhia de outros hackers beneficiando políticos da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, especificamente o deputado Paulo Melo (PMDB), atual presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
O assunto deve ser transformado em um livro e em um documentário, mas até agora não foram informadas ações legais em relação às fraudes reportadas.
(http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI326470-17770,00-HACKER+DE+ANOS+REVELA+COMO+FRAUDOU+ELEICOES+NO+RIO+DE+JANEIRO.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...