domingo, 18 de dezembro de 2011

Barra de Valizas, Uruguai


Antes de começar a rotina de estudos dessas férias, me dei um tempo para viajar um pouco.

Sigo com dois amigos para Porto Alegre após o natal. De Porto seguiremos para Buenos Aires, com planos de chegar à tempo para o ano novo.


Ano passado fiz uma viagem bem semelhante, com iguais planos de estar em Buenos Aires na noite do dia 31.

Porém, no trajeto rumo a Buenos passamos por tantos lugaras interessantes que foi impossível apressar a viagem. Dessa forma desfrutamos mais lugares, viajamos sem o estresse de ter que cumprir prazos e acabamos inclusive encontrando belas surpresas, como uma praiazinha a qual eu nunca havia ouvido falar.

Essa praia se chama Barra de Valizas, na província de Rocha no Uruguai.

Depois de atravessar a fronteira Brasil-Uruguai pelo Chuí, seguimos para Punta del Diablo.
Tá, lá é bonito e descolado, mas não me senti muito na minha praia. Sondamos pelas ruas se havia alguma praia mais legal por perto, e escutamos sobre Barra de Valizas. Numa comparação tosca Punta está para Búzios, assim como Barra está para Canoa Quebrada. Ou seja, muito mais interessante. Barra fica bem perto de Cabo Polônio (famoso ponto turístico uruguaio), e inclusive se pode ir caminando. Alguns turistas utilizam Barra de Valizas como cidade satélite para vistar Cabo, já que lá, os preços são superinflacionados.


Ruas de areia, dunas, luaus na praia, e um visual rústico e de paz.
Não tinha como não ficarmos ali para saudarmos 2011.


Com os amigos que fizemos no camping, preparamos a ceia e compartilhamos nossas bebidas (eu colaborei com tequilas que havia comprado no Duty Free). À meia-noite a maior parte das pessoa na cidade vão a praia, totalmente escura antes do espetáculo de luzes dos fogos.

Esse ano, o plano é o mesmo: sair de Porto Alegre e chegar à Buenos Aires.

Porém, se encontrarmos algum lugar tão encantador quanto Valizas pelo caminho (ou se a própria, nos atrapar, novamente) seguiremos nossas vontades.


Ruas de terra de Valizas

Quintal da casa do Chiquito


Chiquito, o dono da casa-camping
Onde ficar:

Preços de camping nessa época do ano estão em torno de 150 pesos por pessoa.
Não é possível acampar na praia, dizem que há fiscalização. Não me arrisquei, mas conheci pessoas que fizeram isso tranquilamente. Inclusive em Cabo Polônio, onde dizem que a fiscalização é mais pesada.

Não estávamos dispostos a pagar 150 por pessoa, e procuramos outro lugar. Já de noite, atraídos por boa música e risos, encontramos uma casa, e descobrimos que um senhor - don Chiquito - alugava o quintal como área de camping.

Cobrava por barraca, 150 pesos. Ótimo preço, mas tinha os contras: sem banheiro, sem agua quente, sem chuveiro, sem área para cozinhar. Bares e restaurantes supriam a falta de banheiro e o banho com balde num poço ou com a boa vontade de vizinhos.






2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...