domingo, 18 de dezembro de 2011

Guia definitivo da carona - Parte 1



As formas de se viajar se limitaram muito nos dias atuais.
Com a disseminação da indústria do medo, viajar de carona se torna uma verdadeira aventura, para a maioria dos que se incursionam nessa empreitada, ou aos ouvidos daqueles que escutam relatos de viagens feitas por outros.

É uma aventura sim. Mas não tão arriscada assim.

Muito embora não se veja muitos caroneiros na beira da estrada, ainda é uma forma muito viável de se viajar.

Carona é uma das melhores maneiras de realmente conhecer a fundo um lugar.

Uma viagem de carona é  uma excelente forma de imergir completamente na cultura de uma determinada região, permite a você conhecer lugares aos quais não visitaria de outra forma, te permite conhecer pessoas que possivelmente você nunca interagiria. O motorista pode ser um filósofo, um policial, um hippie ou um fanático religioso. Você então passará um tempo com uma pessoa a qual nunca imaginaria que um dia manteria uma conversa casual.


O caroneiro é um pedestre, e isso lhe dá muita liberdade. Apenas você e sua mochila!
Sem horários e complicações, apenas um objetivo a seguir, com toda a estrada pela frente.

Viajar de carona é umas das poucas oportunidades de viver uma grande aventura, numa época em que as viagens se tornaram bens de consumo, com milhares de opções de pacotes turísticos que te levam a ter uma experiência extremamente superficial, muito aquém do que se poderia realmente viver num dado lugar.


A fé na humanidade, de certa forma, se restaura. Por todo o mundo, pessoas distintas e desconhecidas te levarão adiante, te oferecendo um pouco de segurança, abrigo ou comida. Gentileza e cooperação são os valores despertados pela carona. Valores que não devem ser esquecidos pela sociedade.

Não somente somos tocados pela gentileza dos que decidem nos ajudar, mas também, de alguma forma mudamos essas pessoas. Nossas histórias, relatos, desejo de conhecer o mundo – e principalmente de mudá-lo – de uma forma ou outra servem como inspiração para as pessoas que encontramos pela jornada.



- Em breve, parte dois. Com dicas, conselhos sobre segurança e otras cositas más para não ficar uma eternidade engolindo poeira nos acostamentos.



As fotos são da comédia de Frank Capra, Aconteceu Naquela Noite (It Happened One Night) de 1934, com Clark Gable e Claudette Colbert.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...